sábado, 28 de novembro de 2020

Notícias!!! Escritas e revistas pelos alunos da turma 7º A

                A GARRAFA FUMADORA
              AME MAIS! VIVA MAIS! POIS A VIDA É PRECIOSA

A turma do 7ºA da Escola Avelar Brotero realizou uma experiência no Dia Mundial do Não Fumador no pátio da escola.

 
No segundo tempo da aula de português, a turma do 7ºA dirigiu-se para o pátio com a professora Leonor Moreira para realizar a experiência “A garrafa que fuma”, atividade promovida pela Biblioteca Avelar Brotero.

A experiência foi realizada em grupos, com o devido distanciamento, usando os seguintes materiais: uma garrafa com um orifício na base, água, algodão, cigarros e um tubo de borracha.

Finalizada a experiência, verificou-se que o algodão ficou castanho e a garrafa embaciada. Isto acontece aos pulmões de um fumador ativo.

Os alunos ao viverem esta experiência ficaram a conhecer melhor o que acontece aos pulmões e qual o real perigo do tabaco.

Os mini jornalistas: Ana, Danilo, João, Tiago e Laura.

 

                 GARRAFA FUMADORA? NÃO!

Pela manhã, no segundo tempo da aula de Português, a turma do 7ºA foi convidada, pela Biblioteca, para uma atividade “A garrafa que fuma” no pátio da escola.

  

Quando a turma chegou ao pátio, esta foi dividida em grupos de 5 alunos, devidamente distanciados. De seguida, a professora Cecília deu as instruções e entregou a cada grupo uma ficha. Após a leitura da mesma pelos diferentes grupos começou a experiência. Foram usados cinco cigarros, um tubo de borracha, algodão, um elástico e uma garrafa com um furo.

A turma do 7ºA descobriu que o algodão ficou amarelo e a água no fundo da garrafa ficou turva.

A turma ficou muito feliz com a atividade, gostou muito de ter participado e de ter constatado como podem ficar os pulmões de um fumador.

   

Os alunos: Duarte, Ivan, Martim, Rodrigo e Tiago.

 

A GARRAFA QUE ENSINA A QUEM FUMA   
 
Na terça-feira, dia 16 de novembro, a turma do 7ºA da Escola Avelar Brotero, realizou uma experiência para assinalar o Dia do Não Fumador.
 

 

Usando alguns materiais do nosso dia-a-dia: uma garrafa com água tendo um furo, colocando um tubo no meio da tampa, algodão preso numa das extremidades, um cigarro no outro extremo e destapando o orifício da garrafa com o cigarro aceso, os alunos puderam observar que após usarem vários cigarros a água ficou com um tom amarelo e o algodão usado como filtro, ficou com um tom quase castanho. Isto acontece devido às substâncias prejudiciais presentes no cigarro.

Esta atividade promovida pela Biblioteca Avelar Brotero e em parceria com a disciplina de Português, teve como objetivo abrir os olhos aos alunos participantes sobre os malefícios do tabaco se fumarem.

 

As alunas: Clara, Leonor, Lígia, Nádia e Valentina.

 

     FUMAR MATA

Não é de hoje, nem é recente dizer-se que o tabaco pode originar graves problemas nos pulmões, sobretudo nas pessoas que são fumadores ativos ou que fumam em excesso.

 

Uma experiência simples para provar que o tabaco pode prejudicar a saúde de todos é a experiência da “garrafa que fuma” que foi feita pelos alunos do 7ºA, no pátio da escola. Esta pode ser realizada por todos e analisarem-se os resultados obtidos, isto é, verificar a cor do algodão, que fica castanho, depois da experiência feita, tal qual os pulmões de um fumador.

Lembrem-se! Se amam não fumem! É apenas uma observação, um lembrete.

 

 Os jornalistas: Cândido, Cristiano, Miguel, Morgana e Viviane.

 
Esta atividade veio comprovar que, para além de cientistas, os nossos alunos foram também jornalistas capazes de apurar e redigir a informação de interesse público para a nossa comunidade.

Cada uma destas notícias, apesar de diferente, respeita a individualidade e espelha o estilo de cada grupo de jovens jornalistas.


A Biblioteca Escolar agradece e louva a participação de todos os envolvidos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.