Obras PNL 3º Ciclo

 

Leandro, o rei da Helíria

Alice Vieira
Esta peça de teatro para crianças e jovens (com um enredo em muitos aspetos semelhante ao de "Rei Lear", de Shakespeare) foi buscar a sua base a uma narrativa popular. Um pai decide repartir o reino pelas filhas e põe-nas à prova, acabando, contudo, por deserdar a mais nova. Esta vem a revelar-se, afinal, a única que era merecedora da sua generosidade. Vítima do próprio orgulho e castigado pela sua cegueira, o rei expia as culpas mergulhando na miséria, até ser finalmente salvo e perdoado pela filha mais nova entretanto reencontrada.

A saga

Sophia de Mello Breyner Andresen

«Porque o mar é o caminho para a minha casa.»

Desafiando a vontade dos pais, Hans deixa a ilha de Vig e parte à procura do seu destino. O acaso leva-o para uma cidade do sul, terra de granito e de camélias, onde, com a ajuda de Hoyle, acaba por prosperar e enriquecer. Aos poucos, aprende a amar esta cidade desconhecida. Contudo, a sua alma permanece no mar… É lá que Hans procura a canção secreta da sua saga.

O Cavaleiro da Dinamarca

Sophia de Mello Breyner Andresen

No regresso de uma longa peregrinação à Palestina, o Cavaleiro tem apenas um desejo: voltar a casa a tempo de celebrar o Natal com a sua família.

Nessa viagem, maravilha-se com as cidades de Veneza e Florença, e ouve histórias espantosas sobre pintores, poetas e navegadores. São muitas as dificuldades com que se depara, mas uma força inabalável parece ajudá-lo a passar essa noite tão especial com aqueles que mais ama…


O Fantasma de Canterville

Oscar Wilde

A primeira história publicada por Oscar Wilde leva-nos a um castelo assombrado, adquirido por uma abastada família americana que não acredita no sobrenatural, obrigando o pobre fantasma residente a encetar numa série de estratagemas para assustar os seus novos hóspedes. Nunca o fantástico, o terror e a comédia se combinaram numa trama tão genial, que nos diverte e nos leva a refletir sobre os valores mais elevados da vida.

 

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

Jorge Amado

Jorge Amado escreveu O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá em 1948, para o seu filho João Jorge, quando este completou um ano de idade. O texto andou perdido, e só em 1978 conheceu a sua primeira edição, depois de ter sido recuperado pelo filho. Com ilustrações belíssimas, para um belíssimo texto, a história de amor do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá continua a correr mundo fazendo as delícias de leitores de todas as idades.


                                                

Annie

Thomas Meehan


Annie, a pequena órfã de enorme coração, tem a capacidade incrível de superar os problemas e de ver sempre o lado positivo das coisas. Esta é a história de Annie, uma menina adorável, que foi abandonada num orfanato de Nova Iorque quando tinha somente alguns dias de vida. Ao longo de 11 anos, Annie aguardou, cheia de esperança e otimismo, pelo regresso dos pais. Até que um dia, cansada dos maus-tratos e da exploração da maléfica diretora Hannigan, decide fugir e perseguir o seu sonho: encontrar os pais. Sozinha numa Nova Iorque bastante afetada pela Grande Depressão, em 1933, a corajosa Annie vai deparar-se com situações extraordinárias, como o encontro com Sandy, o cachorro que se torna o seu melhor amigo, ou a súbita amizade com o milionário Oliver Warbucks, que vai mudar o rumo da sua vida.

 


Cão como nós

Manuel Alegre

Nesta obra a personagem principal é um épagneul-breton.Com «manchas castanhas e uma espécie de estrela branca no meio da cabeça». Cão... como nós.Como nós, porque sabe da amizade (o cão é o melhor amigo do homem), da solidariedade, protege a criança, consola o dono, pressente a desgraça, «chora» a morte. Mas também é altivo e irrequieto. Às vezes desobediente e exibicionista. Chama-se Kurika, e acompanhou o escritor e a sua família ao longo de anos. Aliás, ele «é» parte da família, diz Manuel Alegre. Um livro alegre e comovente.


Capitães da Areia

Jorge Amado

Capitães da Areia é o livro de Jorge Amado mais vendido no mundo inteiro. Nesta obra o autor descreve, em páginas carregadas de grande beleza e dramatismo, a vida dos meninos abandonados nas ruas de São Salvador da Bahia, conhecidos por Capitães da Areia.


História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar

Luís Sepúlveda

Esta é a história de Zorbas, uma gato grande, preto e gordo. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr.

Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático lhe é obrigado a fazer: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar. Tudo isto com a ajuda dos seus amigos Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello, dado que, como se verá, a tarefa não é fácil, sobretudo para um bando de gatos mais habituados a fazer frente à vida dura de um porto como o de Hamburgo do que a fazer de pais de uma cria de gaivota…

Com a graça de uma fábula e a força de uma parábola, Luis Sepúlveda oferece-nos neste seu livro já clássico uma mensagem de esperança de altíssimo valor literário e poético.



Momentos de Aqui (Contos)

Ondjaki

(Livro recomendado para o 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada)

“Esta dependência da fabulação mergulha sempre na infância. Esse desejo de escrever não na página mas na própria voz - isso é vício que se retorceu em pequeno. E se reforçou num mundo cheio de oralidade. Felizmente, Ondjaki não se lavou dessa doença. Porque o que ele faz não é o simples deitar de uma história na página do livro. Mais do que isso: ele cria uma história para a nossa própria vida. Essa nossa vida que é a única e miraculosa fonte de acontecência. Se existe viagem é esta: percorrer as diferente fabulações de nós mesmos, contar essa maravilhações aos outros. E confessar, sem vergonha pública: olhe, eu estou sendo este. Mas já fui uns que morreram. Quem sabe serei quem, depois deste mim?”

Mia Couto



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.