sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Dia Nacional das Acessibilidades

 



No dia 20 de outubro de 2022 a Escola Básica Avelar Brotero, tradicionalmente inclusiva, associou-se à iniciativa  de assinalar o Dia Nacional das Acessibilidades. Mais um ano, numa parceria com a Associação Salvador, a Biblioteca Avelar Brotero abraçou o desafio e com a participação da turma 5º C, sensibilizou os alunos para as dificuldades diárias das pessoas com deficiência motora, através da participação num Peddy Papper.


Será que estamos conscientes das dificuldades do quotidiano das pessoas com mobilidade
reduzida?


No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, os docentes Alexandre Rodrigues, diretor de turma, em colaboração com o professor João Lima, aceitaram a proposta desafiante e orientaram os alunos durante a atividade. Esta iniciativa teve início em sala de aula com um
vídeo de introdução e enquadramento da temática pela professora bibliotecária.


Posteriormente, os alunos, organizados em 3 grupos, aos quais foram distribuídos materiais
como uma *cadeira de rodas, muletas e vendas para os olhos, participaram num Peddy Papper em que avaliaram, com a utilização dos mesmos recursos as acessibilidades de alguns locais da nossa escola, de acordo com alguns critérios definidos pela Associação Salvador.
Os alunos testaram e avaliaram as acessibilidades em 5 locais da escola: na sala de aula, portaria, papelaria, bar, rampas e casas de banho.


 

 

Já em sala de aula, os alunos debateram as avaliações realizadas, tendo concluído que em caso de mobilidade reduzida nem sempre é possível circular livremente, deparando-se com algumas barreiras arquitetónicas. 

Com esta ação, para além de consciencializar para a problemática da falta de acessibilidades, pretendeu-se sensibilizar para a inclusão e igualdade de oportunidades, prevenir o bullying e a exclusão social das pessoas com deficiência.

* Esta atividade não teria sido possível sem a colaboração da Enfermeira Anabela Maroco e do Centro Paroquial da Póvoa de Santo Adrião, que permitiram a disponibilização da cadeira de rodas

A união faz a força!

 

Neste âmbito, a Biblioteca Escolar Avelar Brotero disponibilizou ainda alguns vídeos ilustrativos desta problemática que afeta diariamente as pessoas com mobilidade reduzida.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.