Cidadania e curtas metragens

Mudança climática

Esta curta metragem mostra que com atitudes simples podemos mudar a forma como estamos a cuidar do nosso planeta.


"O sonho impossível?"

Esta curta de animação exibe a distribuição desigual das tarefas numa família convencional. Foi realizada em colaboração com as Nações Unidas a partir de uma história original.


"Nobody is Normal"

Esta maravilhosa curta metragem foi criada no âmbito de uma campanha desenvolvida pela organização britânica Childline sobre imagem e autoaceitação na adolescência.

Ian 

Esta história é conhecida como “Ian, uma história que nos mobilizará” e é baseada na vida de uma criança com deficiência que deseja acabar com as barreiras da solidão e isolamento causadas por ser deficiente. A mensagem é lutar contra a ignorância que algumas pessoas têm sobre a deficiência. É necessário lembrar que as crianças com deficiência são o grupo mais vulnerável à violência e ao bullying.


O presente

Esta curta metragem  conta a história de um rapaz, agarrado aos videojogos, que recebe como presente um cãozinho que não tem uma perna. Inicialmente, os dois não se entendem, com o rapaz a rejeitar o pequeno animal pela sua deficiência física.



Escolhas

Esta curta-metragem que demorou 5 anos a ser concluída, mostra-nos a história de um relacionamento entre pai e filho e permite-nos refletir sobre como é importante cuidar da criatividade das crianças para que ela não seja perdida quando elas forem adultas. Conheça esta bela curta metragem, vencedora do prémio Goya, na categoria de "melhor animação" que, de forma sublime, aponta "defeitos" impostos na nossa sociedade...a começar pela educação!

A lua

Neste curta da Pixar, temos uma fábula muito simples. Um rapaz no seu primeiro dia de trabalho. Ele navega com o seu pai e o seu avô que tentam transmitir-lhe as suas formas e ferramentas. Eles param e sobem à lua para iniciar o trabalho de limpeza e arrumação. Até que algo inesperado acontece e eles precisam de se entender juntos. Pois, novos problemas podem ser ótimas oportunidades para descobrir qual é o nosso lugar no mundo, a nossa própria identidade.


Man 

Da autoria do ilustrador especializado em animação, o londrino Steve Cutts, esta curta metragem  retrata a humanidade em relação com os outros habitantes deste planeta e em relação ao próprio meio ambiente. Intitulada simplesmente de “Man” (Homem), exibe uma mensagem consistente sobre o consumo de carne, testes em animais, poluição dos rios, desflorestação...



Hair Love

Vencedor de um Oscar em 2020,  esta curta metragem, protagonizada por uma família negra, aborda alguns dilemas como a paternidade, aceitação e autoestima.



Cordas

Cordas ganhou o Prémio Goya 2014, na categoria de Melhor Curta Metragem de Animação espanhola. É a história de uma menina que vive num orfanato, e que criou uma ligação muito especial com um novo colega de classe que sofre de paralisia cerebral. 




Kitbull
Esta curta metragem mostra a relação entre dois animais com aparências muito diferentes: um gatinho de rua e um pit bull. Durante menos de nove minutos, aborda-se a amizade e o abuso de animais.



Daisy chain (narração da atriz Kate Winslet)

Sofrer em silêncio é, para muitas das crianças agredidas, uma primeira solução. Tal como para muitos bullies, a agressão é, por vezes, a forma de também extravasarem  um sofrimento com o qual não sabem lidar. Este vídeo pode ser um bom ponto de partida para abordar a questão do bullying.



Aprender a aprender
Esta lição faz-nos refletir sobre a importância do professor na construção do conhecimento, bem como da persistência e determinação do aluno para superar dificuldades.



Parcialmente Nublado

Esta curta metragem desenvolvida pela Pixar, foca-se no valor da amizade e do trabalho de equipa. Tem como personagens principais uma cegonha e uma nuvem que, à medida que vão trabalhando juntos, vão desenvolvendo uma amizade sincera, capaz de superar qualquer obstáculo que se atravessasse entre eles. Transmite valores como a amizade, tolerância e respeito.


 

Alcançar

Solidariedade e altruísmo, são os valores retratados no protagonista desta curta metragem, que percorre o deserto quase moribundo, em busca de água. No entanto, quando encontra o que tanto procurava, ele não hesitará em dar o seu precioso tesouro para aqueles que mais precisam. E claro, a sua boa ação não ficou sem recompensa. Uma excelente história para incutir a importância de partilhar.


Coisas de Pássaro

Curta metragem desenvolvida pela Pixar, aborda a questão do respeito pelas diferenças, através de uma abordagem divertida. A história convida a refletir sobre a importância de respeitar todos de maneira igual, independentemente das suas diferenças. Promove a tolerância e a empatia para com as pessoas que as rodeiam. É um apelo ao fim da discriminação e da exclusão.



Vida Fácil

Esta curta metragem conta-nos a história de uma menina que, ao invés de fazer os trabalhos de casa, preferia brincar. Num mundo de fantasia, a sua boneca ganha vida e acaba mesmo por inverter os papéis com a rapariga. É indicada para trabalhar temas como a responsabilidade, a importância de não mentir e a valorização do esforço.

 

Piper

Piper é uma história de superação, que transmite a importância de enfrentarmos e superarmos os nossos medos.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.