quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Dia das Acessibilidades

No dia 20 de outubro de 2021 a Escola Básica Avelar Brotero, tradicionalmente inclusiva, associou-se à iniciativa  de assinalar o Dia das Acessibilidades.

Este desafio, lançado pela Associação Salvador, teve como objetivo sensibilizar os alunos e a comunidade para as dificuldades diárias das pessoas com deficiência motora, através da participação num Peddy Papper.

Será que estamos conscientes das dificuldades que estas pessoas passam?

Os alunos e professores aceitaram o desafio e avaliaram alguns locais da nossa escola para perceber se uma pessoa com mobilidade reduzida consegue circular livremente, ou se se depara com algumas barreiras arquitetónicas. 

 

A Professora Bibliotecária, Cecília Teixeira, introduziu a temática e lançou o desafio de participar num Peddy Papper (com a duração de 15 minutos).



Os alunos testaram e avaliaram as acessibilidades em 5 locais da escola: na entrada, na papelaria, refeitório, rampas e casas de banho.

 
 
 Já em sala de aula, os alunos debateram as avaliações realizadas, tendo concluído que é necessário melhorar e adaptar as acessibilidades na nossa escola. 
 
Com esta ação, para além de consciencializar a comunidade escolar para a problemática da falta de acessibilidades, pretendeu-se sensibilizar para a inclusão e igualdade de oportunidades, prevenir o bullying e a exclusão social das pessoas com deficiência.

Neste âmbito, a Biblioteca Escolar Avelar Brotero disponibiliza ainda alguns vídeos ilustrativos desta problemática que afeta diariamente as pessoas com mobilidade reduzida.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.