Atividades extracurriculares

 No ano letivo de 2016-17, a Biblioteca Escolar acolhe e/ou dinamiza semanalmente as atividades que constam do seguinte calendário:


ATELIER DAS ARTES: Segunda-feira, das 10:00 às 11:30
                                           Quarta-feira, das 13:30 às 14:15 e das 15:15 às 16:45
                                           Quinta-feira, das 13:30 às 14:15
                                           Professora dinamizadora: Profª. Taciana Santos

CLUBE DE LEITURA: Segunda-feira, das 11:45 às 12:30
                                          Quarta-feira, das 9:00 às 9:45
                                           Professora dinamizadora: Profª. Cidália Lopes (PAA do Grupo de                                                                                                                                                     Português)
A HORA DO CONTO:  Segunda-feira, das 14:15 às 15:00
                                          Sexta-feira, das 14:15 às 15:00
                                          Professora dinamizadora: Profª. Eugénia Castanhinha

CLUBE DE XADREZ:  Sexta-feira, das 11:45 às 13:15
                                          Professora dinamizadora: Profª. Eugénia Castanhinha

OFICINA DE ESCRITA: Terça-feira, das 11:45 às 12:30
                                             Quarta-feira, das 11:45 às 12:30
                                             Professores dinamizadores:Profs. Alexandra Caetano e Adelino Silva

CINEAVELAR: Quarta-feira, das 13:30 às 15:15
                             Professora dinamizadora: Profª. Alexandra Caetano e equipa.
_________________________________________________________________________________

No Atelier das Artes, a criatividade não tem limites, e os nossos artistas aprofundam semanalmente a sua técnica, aliando o talento ao esforço. O resultado é cada vez mais prometedor. Parabéns a todos!











_________________________________________________________________________________

A Biblioteca Escolar promove a iniciativa PASSAPORTE DA LEITURA. para estimular o gosto dos alunos pela leitura de obras integrais.

Regulamento do PASSAPORTE DA LEITURA:

1. Esta iniciativa está aberta a todos os alunos.
2. Por cada livro que o aluno leia, recebe um carimbo no seu passaporte.
3. Quando o aluno receber o 6º carimbo, tem direito ao primeiro brinde.
4. O prazo mínimo entre requisições é de 5 dias.




PARABÉNS, DANIELA!

No dia 28 de novembro de 2016, a aluna Daniela Luís, nº 9, do 7ºB, foi a primeira leitora deste ano letivo a receber um brinde, por ter requisitado e lido seis obras integrais do espólio da Biblioteca Escolar. Parabéns, Daniela!





Parabéns, Ricardo!

No final do primeiro períodoo aluno Ricardo Silva, nº 18, do 5º A,  foi o segundo leitor deste ano letivo a receber um brinde, por ter requisitado e lido seis obras integrais do espólio da Biblioteca Escolar. Parabéns, Ricardo!



  ____________________________________________________________________________

A Hora do Conto é sempre um momento de grande animação para os nossos leitores, ávidos de ouvir as histórias que a Profª. Eugénia Castanhinha tem para contar. E como se divertem!
Divulgamos duas fotografias desse encontro semanal:




_________________________________________________________________________________

Na Oficina de Escrita, o primeiro desafio colocado aos nossos alunos foi o seguinte:

Oficina de Escrita – BE da EB2,3 Avelar Brotero
 Exercício 1 -  Novembro 2016

Uma Vida de Vidro

Imagina um copo; um copo que conheças, um copo que uses frequentemente. Conta a história da vida desse copo: onde nasceu, como chegou aqui, a sua vida e experiências.
Mas, antes de o contares, na primeira pessoa, pensa na forma de ser e de viver de um copo;
·         O que é que um copo conhece dos seres humanos? Mãos, lábios ...;
·         Tem medo de várias coisas de que os humanos também têm: diferenças de temperatura, cair no chão e partir-se, rachar-se. Também há que ter em conta que gosta ou odeia (isso agora é contigo) máquinas de lavar loiça e lava-loiças;
·         Tem diferenças de forma e feitio, origem e meio, como os seres humanos: há os copos de cristal, os coloridos, os de marca, etc.,etc.
Desenvolve agora a história de vida de um copo, , tendo em conta que estás a contar e a ver o mundo como se fosse um copo.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

E tem sido uma animação reinventar um copo! Em breve, publicaremos os melhores textos.

Vencedores da Oficina de escrita

Os alunos vencedores da Oficina de Escrita, no 1º Período, foram: 

                                           José Martins (nº 17, 5ºD) e Lúcia Zhan (nº 13, 5ºB)
Eis os textos vencedores:

 Texto de José Martins: 

«Eu sou um copo de vidro chamado José e vou contar a história da minha vida.
Eu comecei por ser um bocadinho de areia que foi levada para uma fábrica de vidro e juntaram-me vários componentes. Depois, fui levado para um forno a 3000 graus celsius e fui moldado numa forma redonda.
Entretanto, passaram dois meses e, durante esse tempo, fui importado para a Alemanha, encaixotado, e fui comprado por uma família muito gentil mas distraída.
Eu estava super ansioso por sair daquele lugar mas, ao mesmo tempo, estava com receio do que me ia acontecer.
Quando cheguei a casa, tiraram-me da caixa e puseram-me numa mesa lindíssima, que era a mesa da Natal.
Estavam todos ansiosos por abrir os presentes. Quando a mãe chamou os meninos para a mesa, eu fiquei nervoso porque era a primeira vez que ia ser utilizado.
No dia seguinte, quando me lavaram à mão, foi um horror! Todos ao molho e apertados!
Preferia ter sido lavado na máquina de lavar loiça, bem arrumadinho junto de outros companheiros.

Os meus maiores medos, enquanto copo, continuam a ser os de sempre: ser lavado à mão e, consequentemente, deixarem-me cair.»

Texto de Lúcia Zhan:

«Olá! Eu sou um copo. Chamo-me Lúcia e sou feita de esmeralda.
Eu nasci numa fábrica de vidros chamada "Landim" e fui vendida numa loja de copos feitos de jóias.
Certo dia, fui vendido por 30 500 Euros e tornei a passar a vida numa casa velha e pequena.
Eu gosto de ser um copo, mas o problema é que estão sempre a utilizar-me e acho isso muito nojento porque depois põem baba na borda do copo. Isso é horrível!
Odeio é cair, porque assim parto os meus lindos cristais.
Eu adoro os lava-loiças porque assim posso refrescar-me, compor-me e o melhor é que posso tirar toda a sujidade, isto é, a baba do copo.
Ainda bem que eles têm lava-loiças porque isso contribui para melhorar a minha vida, mas o melhor de tudo é que tenho um irmão chamado Marca, também ele de cristal. Ele é quem mais adoro e agora não estou sozinha: Estou com a família dos copos!»
_________________________________________________________________________________

O nosso Cineavelar tem sido muito procurado, especialmente pelos alunos do 2º Ciclo. Apresentamos o guião de crítica cinematográfica disponibilizado aos alunos, após cada sessão de cinema.

CINEAVELAR – 1ª Sessão (Novembro de 2016)

Crítica cinematográfica            A minha opinião


Gostei                       
         Muito  □
         Bastante □
         Pouco  □
         Nada  □
         Porquê? _________________________________________________________________________________________________________
Preferi
         A história  □
         As personagens □
         Os atores □
         A música  □
         O cenário □
         Nada □
         Outro ___________________________________________________________________________________________________________
 Se eu fosse o realizador,
           Alteraria a história □
           substituiria um ou mais atores □
           Escolheria outra música □
           Escolheria outro cenário □
           Não modificaria nada □
           Sugestão________________________________________________________________________________________________________
  Guardo na memória
           Uma cena do filme
            Qual? _________________________________________________________________________________________________________
           Uma frase
            Qual? _________________________________________________________________________________________________________
           Uma personagem ou ator
           Quem? _________________________________________________________________________________________________________
           Uma paisagem
           Qual? __________________________________________________________________________________________________________
           Uma música
           Qual? __________________________________________________________________________________________________________
           Outro __________________________________________________________________________________________________________
Nome do Crítico, ano e turma: __________________________________________________________________________________________________________

                               

    Medíocre  □
    Razoável □  
       Bom□               
    Muito bom□
   Excelente□

________________________________________________________________________________

CLUBE DE XADREZ

Parabéns, Valentina!

A aluna vencedora do torneio de xadrez, realizado no final do 1º período, na Biblioteca Escolar da EB2,3 Avelar Brotero foi Valentina Leão, nº 21, do 5º A. Parabéns, Valentina!


         



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.