Atividades colaborativas curriculares

Comemoração do dia do PI

Para comemorar o dia do PI (14 de Março), a Professora Bibliotecária e a Professora Cecília Teixeira associaram-se numa actividade interdisciplinar que aliou o Português à Matemática. Os alunos da Professora Cecília Teixeira dirigiram-se à Biblioteca, onde foi dinamizada uma actividade, constituída pelas seguintes etapas:

1. Visualização de dois filmes sobre a história do PI.
2.  Preenchimento de um questionário sobre os documentários.
3. Debate e esclarecimento de dúvidas matemáticas.
4. Leitura  expressiva dos poemas, em verso e em prosa, sobre o PI, extraídos do livro de Manuel António Pina Pequeno Livro de Desmatemática.
5. Resolução de um exercício prático a partir da análise dos poemas, que procurou distinguir os usos literários do PI criados pelo poeta.
6. Construção de um soneto dedicado ao PI, em que os alunos usaram a sua criatividade para correlacionar a Matemática e a Literatura.


Estas actividades prosseguem, no dia 21 de março, dia da Poesia ... Siga-nos! ...























Modelo de Pesquisa e Tratamento da Informação (BIG 6) & Referências Bibliográficas

No dia 15 de Março, a Biblioteca Escolar da EB 2/3 Avelar Brotero dinamizou uma sessão de Literacia da Informação sobre os seguintes tópicos: 1) Modelo de Pesquisa e Tratamento da Informação (BIG 6); Citações e Referências Bibliográficas; 3) Trabalho de pesquisa sobre a biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen. Esta actividade foi desenvolvida com a turma 6º A, em parceria com a Professora Maria José Abreu.




Escrita Criativa - Workshop dinamizado por José Carlos Completo

Nos dias 13 e 14 de Marçoo escritor José Carlos Completo regressou à nossa escola para uma actividade de escrita criativa, a convite da Biblioteca Escolar, realizada com as turmas das Professoras Cecília Teixeira e Natália Ribeiro. Na sequência deste Workshop, espera-se que os alunos criem a suas próprias narrativas, a fim de que possam ser ulteriormente publicadas. O lançamento do livro está previsto para o dia 31 de Maio. Mãos à obra! É tempo de escrever! ...























Leituras Expressivas (14 de Fevereiro) 


No passado dia 14 de fevereiro, a Biblioteca Escolar da EB 2/3 Avelar Brotero fez uma selecção de textos (em poesia e em prosa) sobre o tópico do amor e convidou os discentes a escolherem os textos que, na sua perspectiva, melhor representassem o tema. Após várias sessões de acompanhamento e orientação por parte da equipa da BE, os alunos efectuaram uma leitura expressiva dos mesmos.


Comemoração de São Valentim (14 de Fevereiro) 

Para comemorar o dia de São Valentim, as Professoras de Inglês do 2º Ciclo da EB 2/3 Avelar Brotero, Professoras Célia Caetano e Ilda Antunes, organizaram uma troca de correspondência em inglês entre os alunos das diferentes turmas. Esta actividade, cujo propósito consistiu em desenvolver a competência de escrita em língua inglesa, teve igualmente como virtude a consolidação dos laços de amizade entre os alunos e restantes membros da comunidade educativa.










À conversa com José Carlos Completo

Nos dias 7 e 8 de Fevereiro, o escritor José Carlos Completo esteve na Biblioteca Escolar da EB2/3 Avelar Brotero, para uma conversa com alunos e professores do 2º e 3º Ciclos sobre as obras O Rei do Bairro e a colecção A Patrulha Lobo. A apresentação das obras foi realizada em sessões individuais com as turmas, no espaço da Biblioteca Escolar, e numa sessão colectiva no auditório da EB 2/3 Avelar Brotero. Professores e alunos mostraram-se curiosos, entusiasmados e fizeram, entre outras, perguntas sobre as narrativas do autor e o seu processo de escrita.



















Plasticologia Marinha


Nos dias 18, 19 e 20 de Janeiro, os alunos do 2º Ciclo da EB2,3 Avelar Brotero receberam a visita de formadoras do Oceanário para uma ação de formação sobre o tópico: Plasticologia Marinha. Esta iniciativa, resultante de uma parceria entre o grupo de Ciências do 2º Ciclo e a Biblioteca Escolar da EB2,3 Avelar Brotero pretendeu contribuir para a educação ambiental dos nossos alunos.








Aprender a resumir

Em Janeiro de 2017, a Biblioteca Escolar promoveu sessões de literacia da informação destinadas às turmas do 2º Ciclo, com o propósito de desenvolver competências de pesquisa e seleção da informação. Proporcionámos exercícios de aplicação das principais técnicas do resumo. Participaram nesta iniciativa as turmas dos professores Maria José Abreu, Natália Ribeiro e  Adelino Silva.  




















 

No dia 14 de Dezembro de 2016, realizou-se, na Biblioteca Escolar da EB2,3 Avelar Brotero, a final das Olimpíadas de Escrita, uma iniciativa dos Professores de Português do 2º Ciclo, de acordo com o seu Plano Anual de Atividades, sob a coordenação do Professor Adelino Silva.






Nos dias 5, 6 e 7 de Dezembro de 2016a Biblioteca Escolar acolheu a exposição "Feira de Minerais, Rochas e Fósseis", fruto de uma parceria entre o grupo de Ciências e a Biblioteca Escolar. Esta iniciativa destinou-se às turmas de 2º e 3º Ciclos de Ciências da Natureza, e teve como principais objetivos:

1. Desenvolver a curiosidade dos alunos pelas Ciências;
2. Observar, de forma direta, rochas, fósseis e minerais;
3. Apreender o processo de transformação de rochas e minerais, bem como as suas aplicações;
4. Analisar um vídeo, disponibilizado pela empresa Minermós (responsável pela exposição), sobre esta temática;
5. Analisar uma amostra do espólio bibliográfico da BE sobre este tópico;
6. Fazer uma apreciação crítica da exposição;
7. Eleger o livro de geologia mais interessante para o estudo desta temática.



Guião de avaliação da atividade

Expo Avelar Exposição/Feira de minerais, rochas, fósseis, artigos de decoração e bijutaria (5, 6 e 7 de dezembro de 2016)
Empresa: Minermós  ( Biblioteca Escolar e Ciências Naturais do 7.º ano da EB2,3 Avelar Brotero)


A minha opinião sobre a exposição/feira

Como avalias esta iniciativa?
Gostei
         Muito  □
         Bastante □
         Pouco  □
         Nada  □
         Porquê? ________________________________________________________________________________________________

Preferi
         As rochas □
         Os minerais □
         Os fósseis □
         O vídeo  □
         Os livros □
         Nada □
         Outro ___________________________________________________________________________________________________

Quanto aos livros
O livro de que mais gostei foi “__________________________________________________” porque
_____________________________________________________________________________________________________________________
Não houve nenhum livro de que tivesse gostado □
Não consultei nenhum livro □

Sugestão
Caso tivesse sido eu o organizador do evento faria ____________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
           

Nome do Crítico, ano e turma: ____________________________________________________________________________









Exposição de livros sobre rochas, fósseis e minerais pertencentes ao espólio da BE

Exposição de livros sobre rochas, fósseis e minerais pertencentes ao espólio da BE




A votação para a escolha do melhor livro














Exposição aberta à comunidade

Exposição aberta à comunidade







Livro vencedor

Livro vencedor

Livro vencedor

Livro vencedor
 Para ver outras fotografias da exposição, selecionar o separador "Expo Avelar".


No dia 2 de Dezembro de 2016, a Biblioteca Escolar acolheu a exposição de marcadores criados pelos alunos do 3º Ciclo da Profª.  Taciana Santos, respondendo, assim, ao desafio lançado pela RBE a propósito da comemoração do MIBE (Mês Internacional das Bibliotecas Escolares): elaborar marcadores a partir do seguinte tópico: Aprende a descodificar o teu mundo. No final do 1º Período, haverá uma troca de marcadores entre os alunos envolvidos na atividade.

Eis algumas fotografias da exposição:








         Para ver todas as fotografias da exposição, selecionar o separador "Expo Avelar".

   

No dia 22 de Novembro de 2016a Biblioteca Escolar recebeu duas turmas de 5º ano (5ºB e 5ªC), para a realização de uma atividade colaborativa de apoio ao currículo de Português, que consistiu numa pesquisa orientada (a partir de um guião de trabalho previamente entregue aos alunos) sobre o tópico: Lendas e Contos Tradicionais, destinada ao 2º Ciclo, numa parceria com a Profª. Natália Ribeiro.
   
      Eis algumas fotografias da sessão:

   





   _________________________________________________________________________________

No dia 15 de Novembro de 2016, a BE proporcionou uma atividade colaborativa de apoio ao currículo de Português, em parceria com a Professora Cidália Lopes, destinada ao 7º Ano, que teve como principais objetivos: reforçar as competências dos alunos na literacia da informação e dos media e consolidar os seus conhecimentos sobre lendas e contos tradicionais. A atividade foi desenvolvida, durante dois tempos letivos, na área de informática da Biblioteca Escolar e também na área de leitura, com recurso a monografias que pertencem ao fundo documental da BE.


                                                                   Guião da atividade (1)

                                 TRABALHO DE PESQUISA 

         OS CONTOS TRADICIONAIS



     1Pesquisa uma lenda ou um conto, num dos seguintes sítios da internet
    
      2. Regista o título da lenda ou conto que escolheste.


      3. Identifica, quando possível, a data da lenda ou conto


      4. Menciona, se possível, o país de origem do conto ou lenda que escolheste


      5. Identifica, no conto ou lenda, as personagens, o tempo e o espaço


      6.  Resume a ação







      7. Identifica a moral da história






                                        
               Guião da atividade (2)


     TRABALHO DE PESQUISA 
OS CONTOS TRADICIONAIS
  
     Procure, nos sítios eletrónicos abaixo indicados, os contos cujo título consta da grelha que se segue e assinale com uma cruz, na coluna lateral direita, os que encontrou, indicando o respetivo link.

      

     
1.       FREI JOÃO SEM CUIDADOS

2.       O SAPATEIRO POBRE

3.       O PRÍNCIPE QUE FOI CORRER SUA AVENTURA

4.       A TIGELA DE MADEIRA

5.       ABRINDO A PORTA

6.       OS SETE SÁBIOS

7.       O BARBA DE OURO E A CARANTONHA

8.       A MULHER CURIOSA E O GALO

9.       HISTÓRIA DO COMPADRE RICO E DO COMPADRE POBRE 

10.   AS FIANDEIRAS 

11.   BELA-MENINA

12.   COMADRE MORTE

13.   O SAL E A ÁGUA 

14.   O SARGENTO QUE FOI AO INFERNO 

15.   SEMPRE NÃO

16.   OS DEZ ANÕEZINHOS DA TIA VERDE-ÁGUA 

17.   O APRENDIZ DE MAGO 

18.   O BOI CARDIL 

19.   O CALDO DE PEDRA 

20.   AS TRÊS CIDRAS DO AMOR 

21.   OS TRÊS CONSELHOS 

22.   O CEGO E O MOÇO

23.   O MÁGICO

24.   28. O LAVRADOR E O ERMITÃO

25.   O CARVOEIRO

26.   30.  CLARINHA

27.   OS SAPATINHOS ENCANTADOS

28.   MARIA SILVA

29.   A SENHORA DA GRACA

30.   A GATA BORRALHEIRA

31.   A RAINHA ORGULHOSA

32.   A SARDINHA

33.   A NOIVA DO CORVO

34.   O RINCIPE SAPO

35.   O PRÍNCIPE COM ORELHAS DE BURRO 

36.   A MADRASTA

37.   OS DOIS IRMAOS 

38.   OS MENINOS PERDIDOS




     Publicamos duas fotos da atividade:



    
_________________________________________________________________________________

A Biblioteca Escolar associou-se à comemoração do Halloween (dia 31 de Outubro) e, em parceria com as Professoras de Inglês do 2º Ciclo, participou na dinamização e execução de um concurso cujo propósito consistiu na eleição da melhor figura representativa do Halloween.

      Eis algumas imagens do evento, com a vencedora, Jullyana Alves, do 6º C, os 2os Classificados, João Fresco, 5ºB, Tiago Brazão, 5ºB, André Torrão, 5º E e o 3º Classificado, Rui Conceição, 6º C, acompanhados pelas Professoras Célia Caetano e Ilda Antunes.

Da esquerda para a direita: Profª Célia Caetano, Jullyana Alves, Profª. Ilda Antunes
      
Da esquerda para a direita: Profª Célia Caetano, Rui Conceição, Profª. Ilda Antunes.


A Aranha de Halloween foi a obra vencedora
2º Lugar


3º Lugar





   






























                                                           

______________________________________________________

Encontro de Arte - Mãe e Filha (Taciana Melo e Maria Eduarda Henriques)


No dia 24 de outubro de 2016, comemorámos o MIBE (Mês Internacional das Bibliotecas Escolares), com uma atividade interdisciplinar, fruto de uma parceria entre a Professora Taciana Santos (Grupo de Artes) e a Professora Bibliotecária, Maria Alexandra Caetano, (Grupo de Português), destinada às turmas 7ºA, 7ºB, 7ºC,7ºD,7ºG, 8ºA, 8ºB.

1. Num primeiro momento, os alunos foram orientados pela Professora Taciana Santos na observação estética dos quadros expostos, a que se seguiu uma interação verbal destinada a esclarecer as dúvidas e a aprofundar os conhecimentos sobre a leitura e interpretação de imagens.

2. Num segundo momento, as professoras dinamizadoras entregaram um guião aos discentes, permitindo-lhes que circulassem pela sala, e, desta forma, estimulassem a sua capacidade crítica e imaginativa. Com esta atividade, procuraram sensibilizar os alunos para a fruição estética da arte, refletindo sobre a sua natureza polissémica e sobre a inevitável correlação entre domínios artísticos díspares, como a música (a exposição foi acompanhada pela Gymnopédie, de Éric Satie), as artes visuais e a literatura, donde a conexão entre a imagem, a palavra e o som. Como atividade de apoio ao currículo, a atividade permitiu desenvolver a literacia da leitura, sofisticando as competências crítica, reflexiva e imaginativa. 

                                          Guião da atividade

Guião para a visita à exposição de Taciana Melo e Maria Eduarda Henriques (de 24 de Outubro a 7  de Novembro) - BE

Antes da exposição

1. Sensibilização dos alunos para a leitura de imagens.
2. Preparação dos alunos para a relação entre os quadros expostos e o tópico “Aprende a descodificar o teu mundo”
Durante a Exposição

1. Escolhe uma figura.
2. Atribui um título ao quadro que escolheste.
3. O que te interessou nesse quadro?
4. Que música associarias a essa imagem?
5. Que emoção ou sentimento atribuirias à imagem?
6. Que frase ou palavra te sugere o quadro?
7. O que alterarias?
8. Compara duas figuras, a partir do olhar da personagem. O que te dizem os seus olhos?
10. Apresenta as tuas respostas ao grupo.
11. Debate.
12. Há quem diga que “gostos não se discutem”. Concordas?
13.  As exposições ocorrem geralmente em galerias de arte. O que achas da ideia de haver exposições na BE da tua escola?
14.  Deixa as tuas impressões no livro da exposição.
15. Apresenta as tuas perguntas às pintoras.
16. Escreve um texto, de tema livre, a partir de um dos quadros da exposição.


Atividade de aula ulterior à visita guiada

·         Elabora um marcador sobre o tópico “Aprende a Descodificar o teu mundo”, escolhendo uma imagem (fotografia / reprodução de uma pintura / um desenho feito por ti) e / ou uma frase que o represente.
·         Expõe o teu marcador na BE (é a tua vez de teres uma obra exposta).
·         Finda a exposição, troca de  marcador com um colega de outra turma.

Balanço da atividade
·         Preenchimento de um inquérito.
·         Sugestões de atividades para o futuro.

_  Para ver as fotografias e o filme da exposição, selecionar o separador "Expo Avelar".
   
        

   
         

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.